O evento, que se destacou pela qualidade das palestras, também premiou o melhor trabalho no concurso social

No último sábado, 26, mais de duzentos alunos de universidades de Ribeirão Preto e região participaram da 17º edição do Fest’in, Festival Universitário de Propaganda do Interior, realizado pela APP, Associação dos Profissionais de Propaganda de Ribeirão Preto. O evento proporcionou aos estudantes e profissionais a oportunidade de reciclarem conhecimento e debaterem ideias sobre as tendências e o futuro do mercado publicitário.

O publicitário Daniel Gonçalves, vice-presidente da APP, deu início ao evento falando sobre como os meios de comunicação estão em intenso processo de transformação, e que eventos como o Fest’in são importantes para troca de informações e experiencias sobre o cenário das mídias em escala nacional. “Esse ano nós aumentamos o número de palestrantes e tornamos o evento mais dinâmico, com a ideia de ter mais gente contribuindo. Alguns dos nossos convidados vieram de São Paulo com conteúdo bem interessante e relevante. Foi um desafio, mas estamos muito felizes com essa edição”, comenta Daniel.

Daniel Malusá Gonçalves 

Eduardo Soares

 

Palestras

O Ciclo de Palestras do 17º Fest’in teve como tema “Comunicação em tempos de transformação digital”, com palestras, painéis e debates que discutiram assuntos importantes para a preparação de estudantes e profissionais para as grandes mudanças no cenário da comunicação, que prometem ser mais intensas nos próximos 5 anos do que as que tivemos nos últimos 30.

Alessandro Sassaroli, Head Gaming do Youtube, trouxe dados interessantes para mostrar como o mercado de games cresceu no Brasil e no mundo.  De acordo com um estudo apresentado na palestra, existem mais gamers que católicos no mundo, cerca de 2,2 bilhões de pessoas são jogadores. O palestrante apresentou também um indicador que apontou que o universo de gamers fatura sete vezes mais que a indústria da música. “Uma atividade divertida, segura e econômica. Setenta e seis porcento dos consumidores de games no Youtube tem entre 18 e 34 anos. Todos podem jogar, homens, mulheres, adultos e crianças. Não existe um padrão, em um mundo multi telas, nós podemos nos conectar por meio de celulares, computadores, televisores, tabletes e vídeo-games”, falou Sassaroli.

Outro grande destaque do evento foi a palestra realizada por Heloisa Lima, Head de Inovação e Canais da Almapbbdo, que trouxe como tema, o Mídia na era da Big Data. Durante a palestra, Heloisa abordou vários temas direcionados ao planejamento e também falou sobre a funcionalidade das novas tecnologias, ressaltando que devemos nos atualizar sempre. Como dica aos futuros profissionais da comunicação, Heloisa ressaltou a importância da coragem para enfrentar os desafios da profissão “Não tenha medo de errar, quando você lida com inovação, erros fazem parte do processo. E também não tenha medo de perguntar” concluiu a palestrante.

O evento

A programação do evento também contou com painéis e debates sobre tendências e tecnologias com a participação de profissionais de renome na área como Déborah Pereira, Breno Carvalho, Marco Canton, Mariana Manso, Sérgio Garrido, Glauco Toledo e André Silva.

1º Lugar – Faculdade São Luis de Jaboticabal

 

2o Lugar: UNAERP 

 

3o Lugar: UNICEP de São Carlos

No final do evento, aconteceu a premiação do concurso social que este ano teve como tema “Internet demais, saúde de menos”. O primeiro lugar ficou com a Faculdade São Luis de Jaboticabal que desenvolveu a campanha “Menos Stories. Mais histórias”. O segundo lugar ficou com a UNAERP, Universidade em Ribeirão Preto, com a campanha “Perdeu a vida tentando viver”. A UNICEP de São Carlos, faturou a terceira colocação com a campanha intitulada “Não espere pelo Game Over”.

Mais informações sobre o evento podem ser obtidas no site www.festin.com.br